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Avaliação sobre o mercado de tintas na área de influência das lojas do Clube das Tintas

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Título do case: Avaliação sobre o mercado de tintas na área de influência das lojas do Clube das Tintas.

Cliente: Clube das Tintas.

Descrição: O Clube das Tintas surgiu com a união de varejistas de pequeno e médio porte que estavam buscando serem competitivos com os grandes varejistas do mercado de tintas da Grande BH. O Clube das Tintas contratou a Souki – Pesquisa, Estratégia & Marketing, com o objetivo de levantar informações mercadológicas sobre o mercado de tintas da área de influência das lojas atuais dos integrantes do Clube das Tintas e o comportamento dos seus consumidores.

Coordenador do projeto: Dr. Gustavo Quiroga Souki.

Equipe do projeto: Aline Soier Sanches, Tarcísio Gomes Costa, Rejane Santana.

Objetivos: Levantar informações mercadológicas sobre o mercado de tintas da área de influência das lojas atuais dos integrantes do Clube das Tintas e o comportamento dos seus consumidores.

Metodologia:
• A presente pesquisa teve um caráter qualitativo e quantitativo. A fase qualitativa da pesquisa foi composta por uma reunião de alinhamento, um workshop com integrantes do Clube das Tintas, 10 entrevistas pessoais em profundidade com consumidores e influenciadores da decisão de compra de tintas e 5 clientes espião em lojas de tintas. Na pesquisa quantitativa, tipo survey foram aplicados 433 questionários durante os meses de outubro e novembro de 2014 em consumidores de tintas pertencentes ao canal técnico, pintores, mecânicos e usuários finais em localidades selecionadas da Grande BH.

Principais resultados:
• Foi constatado uma preferência dos consumidores por lojas especializadas em tintas (69,3%). Apenas 16,9% disseram preferir lojas generalistas;
• No que se refere aos atributos considerados pelos consumidores durante o proceso de compra de tintas, foi constatato que os atributos correspondentes ao produto, tais como disponibilidade de pronta entrega dos produtos, a entrega dos produtos em um local definido por ele , variedade de produtos e marcas de tintas com reputação e atributos referentes ao atendimento (rápido, cordial e especializado) foram avaliados como de importância mais elevada;
• Nota-se que os consumidores que preferem lojas especializadas avaliam com maior grau de importância ter um serviço de encomenda via internet ou telefone e bom prazo de pagamento;
• Verificou-se que os consumidores que apresentam renda familiar mais baixa têm uma tendência de serem mais exigentes com relação aos atributos das lojas do que os consumidores que possuem renda intermediária e mais elevada. O mesmo acontece para os consumidores que são pertencentes ao corpo técnico;
• Observou-se que 45,6% dos consumidores consideram de alta importância um programa de fidelização das lojas, o que representa uma oportunidade mercadológica que ainda foi devidamente aproveitada por nenhum concorrente;
• No que se refere a serviços agregados se destacou a importância da criação de um site para venda de produtos e que contenha informações e dicas para os consumidores, o que também representa uma oportunidade mercadológica;
• Foi notada a importância de cursos e treinamentos de pinturas para profissionais, assim como desenvolver cores e texturas e a criação de selo de qualidade e garantia para os profissionais treinados pela loja;
• Com relação aos serviços agregados notou-se que o corpo técnico é mais exigente do que as demais categorias de consumidores entrevistadas;
• No que se refere aos produtos complementares, constatou-se que apenas os produtos correlatos à pintura apresentaram grau de importância elevado;
• Verificou-se que para os consumidores pertencentes as categorias de corpo técnico e pintores são importantes equipamentos de proteção individual, ferramentas de ar comprimido (pneumáticas) e ferramentas elétricas;
• Embora o consumo de produtos substitutos seja relativamente baixo, os consumidores do corpo técnico tendem a consumir cerâmicas, marmorite e pastilhas mais do que usuários finais e pintores;
• Os principais concorrentes do mercado de tintas pesquisado são: Varejão das Tintas, Casa & Tinta, Tintas Valle, Clube das Tintas e Leroy Merlin;
• Verificou-se a necessidade de um planejamento estratégico eficaz e capaz de promover avanços contínuos. Sugestão da adoção de metodologias como o IPA e o SAC.

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