Cases

Identificação de Potencialidades para Micro e Pequenas Empresas – Curvelo/MG

  • image
  • image
  • image
  • image
  • image
  • image

Cliente: Sebrae Minas.

Descrição: O Sebrae Minas tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia mineira. Para isso, o Sebrae realiza uma série de projetos nas diversas regiões do estado. Para apoiar suas ações, a instituição buscou a consultoria do Prof. Gustavo Souki para identificar as potencialidades para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas no município de Curvelo, MG.

Coordenador do projeto: Dr. Gustavo Quiroga Souki*.

Equipe do projeto: Dr. Cid Gonçalves Filho, Msc. Nathália de Melo Santos, Msc. Gustavo Vanucci.

Objetivos: Identificar as potencialidades para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas no município de Curvelo, MG.

Metodologia:
• Fase Qualitativa (reuniões, desk research e entrevistas em profundidade com stakeholders);
• Estudo de Geomarketing (levantamento e análise de dados secundários e de dados primários fornecidos pelos participantes do projeto por meio de técnicas de geoprocessamento);
• Fase Quantitativa (207 questionários aplicados em produtores rurais e empresários dos setores de comércio, serviços e indústria de Curvelo, 200 questionários aplicados na população local de Curvelo e 270 questionários aplicados em caminhoneiros e transportadores).

Principais resultados:
• Este trabalho permitiu desenvolver um modelo para a identificar as potencialidades municipais para o desenvolvimento de empresas;
• O município de Curvelo possui uma localização privilegiada no estado de Minas Gerais, além disso o município possui um relevo relativamente plano e uma grande extensão territorial;
• Os municípios existentes na área de influência de Curvelo tendem a apresentar um nível de desenvolvimento inferior ao referido município, com exceção do município de Sete Lagoas. Tal condição torna Curvelo um polo microrregional;
• Foram levantadas potencialidades nos quatro grandes setores da economia (agronegócio, indústria, comércio e serviço). No agronegócio foram identificadas as seguintes atividades: criação de gado de corte, criação de gado de leite, fruticultura, legumes e verduras e reflorestamento. No setor industrial: indústria têxtil e de confecções, construção civil, laticínios, frigoríficos e automotiva (peças e acessórios). Atividades do setor de Comércio: supermercados e mercearias, roupas, calçados e acessórios, autopeças, farmácia e perfumaria. Atividades do setor de Serviços: bares e restaurantes, serviços de saúde, instituições de ensino superior e serviços mecânicos e automotivos. Para cada uma dessas atividades foram levantadas ainda informações sobre: oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos de modo a constituirem matrizes tipo SWOT.

* Por ocasião do desenvolvimento deste trabalho, o coordenador do projeto, Dr. Gustavo Quiroga Souki era Sócio Proprietário e Diretor Executivo da DataConsumer – Centro de Pesquisa Avançada Ltda.

Para maiores informações a respeito deste trabalho, consulte a dissertação desenvolvida pela Analista Técnica de Inteligência Competitiva do Sebrae MG, MS. Bárbara Alves Araújo de Castro sob a orientação do Prof. Gustavo Quiroga Souki, no Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário Una.

Dissertação de Mestrado – Bárbara Alves Araújo de Castro

apteka mujchine for man ukonkemerovo woditely driver.