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Pesquisa Mercadológica para avaliação de Preços, Imagem e Brand Equity de escolas concorrentes no mercado de cursos de inglês de Belo Horizonte

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Título do case: Pesquisa Mercadológica para avaliação de Preços, Imagem e Brand Equity de escolas concorrentes no mercado de cursos de inglês de Belo Horizonte.

Cliente: Number One

Descrição: O Number One é uma grande rede de ensino de idiomas com escolas em todo Brasil. A sede da empresa está localizada em Belo Horizonte. O Number One contratou a Souki – Pesquisa, Estratégia & Marketing, com o objetivo de levantar os preços praticados, verificar a imagem e avaliar o Brand Equity dos principais concorrentes do mercado de escolas de inglês selecionadas em Belo Horizonte.

Coordenador do projeto: Dr. Gustavo Quiroga Souki.

Equipe do projeto: Aline Soier, Tarcísio Gomes Costa.

Objetivos:

  • Identificar as escolas de inglês que são consideradas como: Top of mind em Belo Horizonte, além das que fazem parte do Conjunto evocado e do Conjunto de consideração;
  • Levantar os preços praticados pelas principais escolas concorrentes no mercado de idiomas em Belo Horizonte;
  • Levantar o nível de conhecimento e a imagem que os clientes possuem a respeito das principais escolas de inglês concorrentes em Belo Horizonte;
  • Verificar quais escolas de inglês se destacam em cada um dos atributos considerados importantes durante o processo de decisão de compra dos clientes potenciais;
  • Calcular o Brand Equity das principais escolas concorrentes no mercado de idiomas em Belo Horizonte;
  • Verificar os valores máximos que os consumidores estão dispostos a pagar pelos cursos oferecidos pelas principais escolas concorrentes no mercado de idiomas em Belo Horizonte – Willingness to Pay (WTP);
  • Avaliar as atitudes e intenções comportamentais dos clientes potenciais em relação às escolas de inglês concorrentes em Belo Horizonte, com ênfase para as seguintes dimensões: Satisfação, Confiança, Orgulho, Comunicação boca a boca / Recomendação, Arrependimento, Valor percebido, Preferência, Propensão à lealdade, Predisposição de compra e WTP.

Metodologia:

  • Levantamento do tipo survey por meio de entrevistas pessoais com estudantes das principais escolas de inglês atuantes em Belo Horizonte, Minas Gerais, utilizando questionários quantitativos.
  • Foram obtidos 394 questionários válidos.

Principais resultados:

  • A maior parte dos estudantes das escolas de inglês são jovens, com idade até 25 anos, predominância do sexo feminino, solteiros, entre o ensino médio e superior incompleto;
  • Vários aspectos foram analisados nas escolas de inglês concorrentes, como: método do ensino, qualidade dos professores, biblioteca, infra-estrutura, qualidade dos serviços, organização administrativa, preocupação com a comunicação, habilidade em solucionar conflitos, transparência, honestidade, aspectos sociais. Estes aspectos foram analisados nos seis principais concorrentes do Number One em Belo Horizonte e foi verificado que estes aspectos influenciam as atitudes comportamentais dos consumidores.
  • A medida que aumenta o nível de conhecimento das escolas, o nível da avaliação também aumenta. Duas das seis escolas avaliadas apresentam esses aspectos superiores as demais. São elas: Number One e Cultura Inglesa;
  • O Number One e a Cultura Inglesa são líderes de mercado em Belo Horizonte.

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