Publicações

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE REFRIGERANTES: FONTES DE INFORMAÇÃO E ATRIBUTOS IMPORTANTES PARA A DECISÃO DE COMPRA

Autores: CHRISTINO, J.M.M. SOUKI, G.Q.

Download

RESUMO

O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de conhecer o comportamento de compra dos consumidores de refrigerantes com ênfase para as fontes de informação utili­zadas e os atributos considerados importantes para a sua decisão de compra. Para tanto, foi realizado levantamento do tipo survey, de natureza descritiva, baseado em corte trans­versal, com variáveis quantitativas, totalizando 400 entrevistas pessoais nas diferentes regiões administrativas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Verificou-se que a maior parte dos entre­vistados escolhe o refrigerante a comprar com base em experiências anteriores. Todavia, observou-se a existência de influências pessoais na escolha dos produtos. No que tange aos atributos do refrigerante, constatou-se que a sua qualidade, o sabor, a limpeza da embalagem, a disponibilidade do produto no ponto-de-venda, o preço, o prazo de vali­dade, a praticidade da embalagem, o fato de o produto não fazer mal, nessa ordem, são os atributos considerados mais importantes pelos consumidores entrevistados em sua decisão de compra. Com base nos resultados obtidos na pesquisa e no modelo proposto por Engel, Blackwell & Miniard (2000), tornou-se possível propor um modelo que objetiva contribuir com os estudos sobre comportamento do consumidor de refrigerantes.

Confira outras publicações destes autores:
CHRISTINO, J.M.M. SOUKI, G.Q.

Solicite um atendimento personalizado.

Dúvidas? Solicite um atendimento personalizado que entraremos em contato o mais rápido possível.

Solicite um contato!

apteka mujchine for man ukonkemerovo woditely driver.