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MARKETING NA PSICOLOGIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A IMAGEM PROFISSIONAL

Autores: MENDES, R.L. SOUKI, G.Q. GRASSELI, M.F. REIS NETO, M.T.

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RESUMO

O presente trabalho buscou analisar a imagem da Psicologia com ênfase na profissão, no profissional, no mercado de trabalho e no conhecimento dos stakeholders sobre marketing. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, em que . Além da revisão de literatura, foram coletados dados por meio de entrevistas em profundidade e da técnica projetiva de construção de desenhos, envolvendo diversos stakeholders da Psicologia em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foram contempladas as seguintes categorias de stakeholders:candidatos, alunos, professores e coordenadores de cursos de graduação em
Psicologia, psicólogos atuantes e não-atuantes, prospects (pessoas que nunca utilizaram de serviços psicológicos), clientes que concluíram e que interromperam a prestação de serviços psicológicos, além de clientes que estavam utilizando de serviços psicológicos no período em que as entrevistas foram ealizadas. As informações obtidas foram submetidas à análise de conteúdo e classificadas de acordo com as dimensões emocionais, simbólicas, cognitivas e funcionais, propostas no modelo teórico de De Toni, Milan e Schuler (2004, 2005). Os resultados indicam que vários fatores contribuem para a ocorrência de uma nebulosidade na imagem da Psicologia. Dentre eles, pode-se destacar: a carência de elementos tangíveis que diferenciem a profissão e seus profissionais; o baixo nível de conhecimento dos stakeholders sobre a profissão de Psicologia, quais são as atribuições dos psicólogos e a presença de áreas de sombreamento da Psicologia com outras profissões. Além disto, constatou-se que o relacionamento entre psicólogos e clientes/pacientes é um importante fator para a percepção de valor em relação aos serviços psicológicos. Entretanto, o parco conhecimento que os psicólogos apresentam sobre o comportamento dos clientes, sobre o mercado de trabalho da profissão e sobre marketing de serviços têm dificultado a adoção de um posicionamento profissional mais adequado, contribuindo para um baixo reconhecimento e valorização da profissão.

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