Instituições Financeiras

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A Souki – Pesquisa, Estratégia & Marketing desenvolve soluções que envolvem pesquisas e consultoria estratégica para instituições financeiras.

Para tanto, utiliza técnicas de geomarketing, técnicas de fotografia e filmagem, observação participante, dados secundários, entrevistas qualitativas com os diversos stakeholders, grupos de discussão, painel de especialistas, surveys, etc.

Dentre as perguntas típicas para instituições financeiras, pode-se destacar:

  • Quais são as informações populacionais de interesse mercadológico para a abertura de uma nova agência da Instituição Financeira X?
  • Qual é o perfil sócio demográfico, geográfico e comportamental dos clientes atuais e potenciais da Instituição Financeira X?
  • Quais são as principais motivações para a utilização de serviços de instituições financeiras por parte dos clientes atuais e potenciais?
  • Qual é a instituição financeira considerada como Top of mind no local X e quais são as instituições financeiras que compõem o conjunto evocado e o conjunto de consideração dos clientes potenciais?
  • Qual é o nível de conhecimento que os clientes atuais e potenciais possuem acerca dos serviços oferecidos pela Instituição Financeira X?
  • Quais são as fontes de informação utilizadas e os grupos que influenciam o processo de decisão por instituições financeiras?
  • Quais são papéis de cada um dos indivíduos durante o processo de decisão de compra (iniciador, influenciador, decisor, comprador, consumidor)?
  • Quais são os hábitos de mídia dos clientes potenciais e atuais da Instituição Financeira X?
  • Qual é a imagem que os clientes atuais e potenciais possuem em relação às diversas instituições financeiras concorrentes em determinados mercados?
  • Quais são os atributos considerados importantes pelos clientes potenciais para a escolha de instituições financeiras?
  • Quais são as instituições financeiras se destacam em cada um dos atributos considerados pelos clientes potenciais?
  • Qual é o Índice de Atratividade da Instituição Financeira X e das suas principais concorrentes?
  • Qual é o Índice de Inércia da Instituição Financeira X e das suas principais concorrentes?
  • Quais são as preferências dos clientes atuais e potenciais em relação às instituições financeiras concorrentes em determinados mercados?
  • Qual é a qualidade percebida pelos clientes atuais em relação aos produtos, serviços oferecidos e canais de atendimento pela Instituição Financeira X?
  • Quais são as atitudes e intenções comportamentais que os clientes atuais e potenciais apresentam em relação à Instituição Financeira X, com base nos seguintes construtos?
    • Satisfação
    • Valor percebido
    • Confiança
    • Orgulho
    • Propensão à lealdade
    • Comprometimento normativo
    • Comprometimento afetivo
    • Comprometimento instrumental
    • Comprometimento comportamental
    • Recomendação
    • Arrependimento
  • Quais são os impactos da qualidade percebida sobre as atitudes e intenções comportamentais dos clientes atuais da Instituição Financeira X?
  • Quais seriam os motivos de rejeição da Instituição Financeira X por parte dos clientes potenciais?
  • Quais são as estratégias que poderiam ser adotadas para reduzir possíveis rejeições?

Para maiores informações a respeito de soluções para instituições financeiras, consulte os seguintes trabalhos:

Capítulos em livros

Artigos científicos em revistas ou congressos

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