Padarias

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A Souki – Pesquisa, Estratégia & Marketing, por meio do seu Diretor Executivo, tem grande experiência no setor de padarias, tendo desenvolvido diversos projetos para a Amipão – Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação e para o Sebrae MG.

Se você tem alguns dos seguintes objetivos para a gestão de sua padaria, a Souki – Pesquisa, Estratégia & Marketing pode contribuir para encontrar as melhores soluções.

  • Identificar as áreas de influência primária e secundária da Padaria X, com base em dados fornecidos pela mesma, por meio da elaboração de mapas que apresentem os locais de origem dos seus clientes atuais, de forma a estabelecer o plano amostral para a survey.
  • Mapear as padarias existentes nas áreas de influência primária e secundária da Padaria X, por meio de técnicas de geomarketing.
  • Identificar, dentro da área de influência da Padaria X, a padaria considerada como Top of mind e as que fazem parte do Conjunto evocado e do Conjunto de consideração.
  • Levantar o perfil sócio demográfico, geográfico e comportamental dos consumidores da área de influência da Padaria X.
  • Conhecer o comportamento de compra e de consumo de produtos comercializados por padarias da área de influência da Padaria X com ênfase para as seguintes etapas:
    • Reconhecimento da necessidade – identificar as principais motivações para a frequência dos consumidores em padarias e para a compra de produtos comercializados por elas.
    • Busca de informações – verificar as fontes de informação e os grupos que influenciam o processo de decisão por padarias e pelos produtos comercializados por elas, destacando os diferentes papéis durante o processo de decisão de compra (iniciador, influenciador, decisor, comprador, consumidor).
    • Avaliação de alternativas
      • Levantar a imagem e as associações mentais que os consumidores possuem em relação às padarias existentes na área de influência da Padaria X.
      • Avaliar os atributos considerados pelos consumidores para a escolha de padarias e de produtos comercializados por elas.
      • Levantar a opinião dos consumidores sobre o mix de produtos que devem ser oferecidos pelas padarias da região foco da pesquisa.
      • Identificar os produtos complementares aos produtos comercializados pelas padarias, sob a ótica dos consumidores.
      • Verificar os valores máximos que os consumidores estão dispostos a pagar por alguns produtos oferecidos pelas padarias (Willingness to Pay – WTP).
      • Identificar os diferenciais dos locais que comercializam produtos concorrentes aos oferecidos pelas padarias, sob o prisma de visão dos consumidores.
    • Compra / Consumo –
      • Levantar horários e dias da semana de compras em padarias de acordo com os perfis de consumidores identificados.
      • Verificar momentos e formas de consumo tanto de produtos produzidos pelas padarias quanto de seus concorrentes industrializados.
    • Averiguar a qualidade percebida pelos consumidores em relação à Padaria X.
    • Avaliar as atitudes e intenções comportamentais dos consumidores em relação à Padaria X, com ênfase para os seguintes construtos:
      • Satisfação
      • Valor percebido
      • Confiança
      • Propensão à lealdade
      • Comunicação boca a boca / Recomendação
      • Arrependimento

Para maiores informações a respeito sobre trabalhos desenvolvidos para o setor de panificação, consulte a dissertação desenvolvida pela MS. Viviane Costa Reis sob a orientação do Prof. Gustavo Quiroga Souki, no Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário Una.

Dissertação Viviane Costa Reis

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