Setor de Turismo

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A Souki – Pesquisa, Estratégia & Marketing possui uma metodologia própria para diagnóstico e intervenção estratégica em organizações do setor de turismo. Tal metodologia utiliza técnicas de geomarketing, mapeamento aéreo utilizando drones, técnicas de fotografia e filmagem, observação participante, dados secundários, entrevistas qualitativas e quantitativas com os diversos stakeholders, grupos de discussão, publicações oficiais e extra oficiais, dentre outras fontes de informação. Com base nas informações obtidas é possível realizar intervenções estratégicas mais assertivas no setor.

Os produtos oferecidos pela Souki – Pesquisa, Estratégia & Marketing para o setor de turismo incluem desde pesquisas para a avaliação da qualidade percebida e de satisfação de clientes acerca dos serviços prestados por agências de viagem, companhias de transporte aéreo, rodoviário ou ferroviário, hotéis, bares e restaurantes, dentre outros, até uma visão holística da estrutura e dinâmica de toda a cadeia produtiva do turismo local ou regional.

  • Qual é a estrutura e a dinâmica da cadeia produtiva do turismo em um determinado local ou região?
  • Quais são os motivos que levam as pessoas a fazerem os diversos tipos de turismo (Ex. lazer, negócios, religioso, saúde, intercâmbio cultural, educacional, esportivo, de natureza, etc.)?
  • Quais são as fontes de informação utilizadas pelos turistas para a escolha dos locais, dos meios de transporte e de hospedagem?
  • Quais são os grupos que influenciam a decisão dos turistas acerca dos locais, dos meios de transporte e de hospedagem?
  • Quais são os diferentes perfis sócio demográfico, geográfico e comportamental dos turistas que utilizam de determinados locais, meios de transporte, alimentação e hospedagem?
  • Qual é a imagem que os diversos stakeholders possuem em relação aos destinos turísticos?
  • Quais são os atributos de atração e de rejeição considerados pelos turistas na sua decisão de visitar um determinado destino turístico?
  • Qual é a qualidade percebida pelos turistas em relação aos produtos oferecidos e aos serviços prestados pelos estabelecimentos ligados ao lazer, à cultura e à gastronomia de um determinado destino turístico?
  • Quais são as atitudes e intenções comportamentais dos turistas em relação aos estabelecimentos ligados ao lazer, à cultura e à gastronomia de um determinado destino turístico, com ênfase para as seguintes dimensões:
    • Satisfação
    • Valor percebido
    • Predisposição de compra
    • Intenção de compra
    • Propensão à lealdade
    • Comunicação boca a boca / Recomendação
  • Quais são os pontos fortes e os pontos fracos, além das oportunidades e das ameaças para os setores de lazer, cultura e gastronomia de um determinado destino turístico?
  • Quais são os demais destinos turísticos que concorrem com o meu e quais são os seus pontos fortes e pontos fracos?

Para maiores informações a respeito desta técnica de pesquisa, consulte os seguintes trabalhos:

  • Dissertação desenvolvida pelo MS. Felipe Rodrigues Bezerra sob a orientação do Prof. Gustavo Quiroga Souki, no Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade Fumec.

Dissertação Felipe Rodrigues Bezerra

  • Dissertação desenvolvida pelo MS. Pedro Paulo Victer sob a orientação do Prof. Gustavo Quiroga Souki, no Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade Fumec

Dissertação Pedro Paulo Victer

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