Técnicas de pesquisa e de análise de dados

Geomarketing

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O termo Geomarketing se refere à um conjunto de técnicas que envolvem um sistema integrado de dados, softwares de tratamento, métodos estatísticos e representações gráficas, destinado a produzir informações úteis para as tomadas de decisões através de instrumentos que combinam mapas digitais, gráficos e tabelas.

Por meio das técnicas de Geomarketing é possível:

  1. Mapear as cidades e estados de origem dos clientes;
  2. Identificar a área de influência da empresa;
  3. Conhecer as características sócio demográficas e geográficas de mercados-alvo (Ex. área, população, densidade demográfica, classes sociais, renda per capita, número de domicílios, Índice de Potencial de Consumo, dentre outras variáveis que se mostrarem relevantes para atender aos objetivos de cada projeto);
  4. Verificar as vias de acesso para a empresa e as rotas preferenciais;
  5. Identificar a localização de concorrentes na área de influência;
  6. Plotar a distribuição espacial dos clientes potenciais em mapas temáticos,
  7. Plotar as vendas em mapas temáticos de forma a identificar eventuais gaps de distribuição em um determinado território;
  8. Identificar novos mercados potenciais, etc.

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