Técnicas de pesquisa e de análise de dados

Grupos de discussão / Focus Groups

  • image

Os grupos de discussão são também denominados grupos de foco ou focus groups. 

Tem como objetivo promover a discussão de grupos tipicamente com oito a dez pessoas previamente selecionadas sobre um tema, que é mediado por um moderador qualificado. Tais grupos podem ocorrer presencialmente e/ou por meio de teleconferência.

Os grupos de discussão podem auxiliar a responder questões relacionadas ao desenvolvimento e teste de novos produtos, serviços e/ou conceitos, avaliação de campanhas, propagandas e embalagens, levantamento de atributos considerados pelos consumidores em seus processos de decisão de compra, elucidação dos motivos de rejeição de empresas, marcas e/ou produtos, dentre outras.

Por meio dos grupos de discussão é possível levantar opiniões, atitudes e comportamentos de pessoas que fazem parte de um determinado público-alvo antes do lançamento de produtos ou de campanhas, aumentando as chances de sucesso do empreendimento. Além disso, os grupos de discussão podem funcionar como um meio para a realização de brainstorming, gerando insights sobre um determinado tema, ideias criativas para a criação de produtos inovadores ou novas soluções para atender às demandas do mercado. Finalmente, os grupos de discussão podem contribuir para o levantamento de itens para constituir questionários de pesquisas quantitativas.

Assista abaixo um vídeo que apresenta um grupo de discussão sobre cursos de inglês, moderado pelo Prof. Gustavo Souki.

apteka mujchine for man ukonkemerovo woditely driver.